23/03/2023
O objetivo da iniciativa é estimular o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenção. De acordo com especialistas, este tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.
De acordo como Dr. Rafael William Noda, presidente da SOBED – Estadual Paraná, essa é uma doença silenciosa nas fases incidais e não apresenta sintomas. Ele destacou ainda que a prevenção da doença se dá através de hábitos saudáveis, como evitar o consumo álcool e tabaco, sedentarismo, obesidade, carne vermelha em excesso e embutidos. Lembrando que com o diagnóstico precoce, essa doença tem taxas de cura de até 80%.
A campanha também contará com parceiros institucionais, que se unem às entidades médicas para divulgar orientações sobre a importância de exames preventivos.
A SOBED – Estadual Paraná estará realizando no mês de março mutirões em alguns hospitais de Curitiba, sendo eles: Complexo Hospital de Clínicas, Hospital Universitário Cajurú, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Além de alguns hospitais no interior do Paraná, já confirmados nas cidades de Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Umuarama.
por Maria Eduarda Buchi
A Sociedade Paranaense de Coloproctologia tem a missão de apontar para o coloproctologista as melhores e mais seguras decisões no atendimento das doenças coloproctológicas, estabelecendo os padrões mais atualizados nesta área da prática médica.
Somos uma associação médica sem fins lucrativos, que tem o objetivo de congregar os médicos paranaenses que se dedicam à esta especialidade.
Dr. André Pereira Westphalen
Atual Presidente